UOL - O melhor conteúdo

Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Plano Crítico
Foto: Plano Crítico A revolução dos bichos

Ouça a Coluna Atílio Bari desta quarta-feira (18)!


Na coluna desta quarta-feira (18), Atílio Bari aborda o espírito de união das famílias dos altos escalões do poder público no Brasil. Em tom crítico e irônico, o colunista destaca a recorrente prática de autoridades emplacarem seus cônjuges, parentes e pessoas próximas em cargos de prestígio, como conselheiros de Tribunais de Contas estaduais.

Atílio cita casos recentes de figuras que garantiram posições para seus familiares: “A esposa do Ministro da Educação acabou de ganhar um presentaço: assumiu a sua cadeira de conselheira do Tribunal de Contas do Ceará, pelas mãos do seu amado cônjuge. Para exercer essa função, exige-se notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública. A moça é psicopedagoga, mas tudo bem, fez lá um curso de políticas públicas, e foi secretária de Assistência Social, evidentemente nomeada pelo maridão, quando era governador do Estado”, comenta.

A coluna também critica o envolvimento de governadores e até do Judiciário em práticas similares, evidenciando uma cultura de favorecimento que, segundo Atílio, parece estar enraizada nas estruturas de poder. Por fim, o colunista cita “A revolução dos bichos”, de George Orwell: “Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros”.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da Redação