Ouça a Coluna Atílio Bari desta quarta-feira (18)!
Na coluna desta quarta-feira (18), Atílio Bari aborda o espírito de união das famílias dos altos escalões do poder público no Brasil. Em tom crítico e irônico, o colunista destaca a recorrente prática de autoridades emplacarem seus cônjuges, parentes e pessoas próximas em cargos de prestígio, como conselheiros de Tribunais de Contas estaduais.
Atílio cita casos recentes de figuras que garantiram posições para seus familiares: “A esposa do Ministro da Educação acabou de ganhar um presentaço: assumiu a sua cadeira de conselheira do Tribunal de Contas do Ceará, pelas mãos do seu amado cônjuge. Para exercer essa função, exige-se notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública. A moça é psicopedagoga, mas tudo bem, fez lá um curso de políticas públicas, e foi secretária de Assistência Social, evidentemente nomeada pelo maridão, quando era governador do Estado”, comenta.
A coluna também critica o envolvimento de governadores e até do Judiciário em práticas similares, evidenciando uma cultura de favorecimento que, segundo Atílio, parece estar enraizada nas estruturas de poder. Por fim, o colunista cita “A revolução dos bichos”, de George Orwell: “Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros”.
Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
*Estagiário sob supervisão da Redação
REDES SOCIAIS