Ouça a edição completa sobre o Ilumina Festival!
Com jovens artistas de 13 países diferentes, o Ilumina Festival de Música Clássica promove concertos gratuitos entre os dias 10 e 12 de janeiro, na Sala São Paulo e na Casa das Caldeiras. Antes, as apresentações passam pelo interior da cidade, em Caconde e Mococa, nos dias 5 e 8. Ao longo da última década, o Ilumina já ajudou mais de 180 jovens músicos a ingressarem em 32 conservatórios na Europa e nos Estados Unidos, totalizando um investimento de mais de 3 milhões de reais.
A edição 2025, intitulada FUTUR_, apresenta a música como um espelho de desafios contemporâneos vividos pela sociedade – as mudanças climáticas e a inteligência artificial são alguns dos exemplos.
Este ano, entre os solistas participantes, está o violoncelista britânico Adrian Brendel e a compositora brasileira Clarice Assad, que estreia uma obra premiada inédita durante a programação. Junto a eles, se apresenta o coletivo com 16 brasileiros e 12 músicos de outros países da América Latina, como Argentina e Chile.
Já no sábado, 11 de janeiro, o evento realiza o programa interdisciplinar Ilumina U com oficinas sobre tecnologia, finanças, liderança e saúde mental, ampliando a formação de jovens músicos para outras áreas da vida e carreira.
Em depoimento à Rádio Cultura, a diretora artística, violista e fundadora do Ilumina, Jennifer Stumm, conta como o projeto evoluiu ao longo dos anos e dá detalhes sobre a programação prevista para este ano.
Os ingressos são gratuitos. Mais detalhes disponíveis no site oficial do Ilumina Music.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
*Estagiária sob supervisão da Redação
REDES SOCIAIS