UOL - O melhor conteúdo

Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Carlos Malta

Ouça a entrevista com Carlos Malta na íntegra!



O multi-instrumentista Carlos Malta e a banda Pife Muderno acabam de lançar o álbum “Edu Pife”, com releituras de temas de Edu Lobo. As doze faixas são interpretadas pela formação de flautas e percussão, em sonoridade calcada pelos ritmos nordestinos. O álbum, já disponível nas plataformas digitais, é um dos temas da minha conversa com o “escultor do vento” no dia em que ele completa 65 anos.

Compositor, arranjador e educador, Carlos Malta nasceu em 25 de fevereiro de 1960, no Rio de Janeiro. É referência no universo dos sopros, um mestre que domina toda a família de saxofones e flautas, o clarinete baixo e também instrumentos étnicos como o pife brasileiro (pífano), o shakuhachi japonês e a di-zi de origem chinesa. Tocou com artistas como Gal Costa e Gilberto Gil e, durante doze anos, integrou o grupo de Hermeto Pascoal.

Edu Lobo, a quem acaba de dedicar o álbum “Edu Pife”, é uma das grandes referências musicais de Carlos Malta. Ele se encantou com a música do compositor e arranjador aos 7 anos, quando o viu interpretando “Ponteio” no Festival da Record, em 1967, ao lado de Hermeto Pascoal. Nesse mesmo festival conheceu Elis Regina, a quem dedicou os álbuns “Pimenta” e “Pimentinha Sessions”. Um terceiro título com o repertório da cantora está sendo produzido, antecipa o músico. “A Elis foi uma grande professora de música brasileira. Eu, como instrumentista de sopro, sempre quis atrelar a minha musicalidade às cores e aos sons do Brasil; e a Elis fazia isso com maestria”, conclui.


O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.