UOL - O melhor conteúdo

Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Ruy Barbosa

Ouça a coluna de hoje na íntegra!



Na coluna desta quarta-feira (26), Atílio Bari celebra a carreira de Ruy Barbosa, nas palavras dele: político, jurista, advogado, diplomata, escritor, jornalista e sei lá o que mais. O colunista traça um paralelo entre o cenário político atual e o da época de Ruy, há mais de cem anos, e lamenta pelo estado da “amada República”.

Atílio chama atenção para a corrupção que aflige as grandes e pequenas cidades: “O que dizer daquela gente que embolsa milhões e milhões que seriam para fornecer marmitas para as pessoas carentes? Todos assessores de uma mesma família, eleita e reeleita seguidamente pelo povo da periferia de São Paulo. O que dizer dos ilustres prefeitos e secretários de cidadezinhas paupérrimas, que criam cursos picaretas e forjam as matriculas de milhares de pessoas, até mesmo gente que já morreu”.

O colunista traz à tona os tempos que antecederam a Revolução Francesa e destaca uma fala recente da maior autoridade do país: “Se a carne estiver cara, comam ovos, disse o governante num discurso para a patuleia. Mais ou menos como Maria Antonieta, rainha da França, que antes de deixar a cabeça no tablado da guilhotina, teria dito aos franceses: Se não tem pão, comam brioches – frase que na verdade ela nunca disse, mas descabeçada que era, ficou com a fama de ter dito”, e encerra com um lamento pela sina da pátria: “Tudo rui: a honra, a justiça, a virtude, a honestidade, tudo rui”.


Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e pelo aplicativo Cultura Play, de segunda a sexta-feira, às 10h.

*Estagiária sob supervisão da Redação.