Ouça a coluna na íntegra!
Na coluna desta quarta-feira (12), Atílio Bari fala sobre o espetáculo de teatro-dança “Das Tripas: Sete Histórias”, que está em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso. A adaptação do texto de Ezter Liu, dirigida por Clara Carvalho e estrelada por Mariana Muniz, seleciona sete contos da obra original e apresenta ao público histórias de mulheres, cotidianos femininos, solidões, desejos, violências e mais.
Ele destaca a sensibilidade do trabalho das idealizadoras da peça: “[Elas] extraem poesia desses dramas, pequenos uns, maiores outros, dessas mulheres que como tantas sofrem com preconceitos, discriminações e maus tratos. O resultado é humano, político e social, sem levantar bandeiras óbvias e sem discursos da moda, e talvez por isso mesmo, seja mais forte do que todos esses recursos”.
Atílio também chama atenção para o hábito da “Eutonia”, uma disciplina que visa equilibrar as tensões do corpo, praticado por Mariana: “Com essa bagagem, ela dá materialidade às palavras, constrói movimentos que se fundem ao texto, sem nunca se sobrepor a ele”. Por fim, o colunista afirma: “Merecia uma temporada mais longa”.
Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e pelo aplicativo Cultura Play, de segunda a sexta-feira, às 10h.
*Estagiária sob supervisão da Redação.
REDES SOCIAIS