Ouça a coluna na íntegra!
Na coluna desta quarta-feira (19), Atílio Bari fala sobre o espetáculo “Gertrude, Alice e Picasso”, drama que retrata a efervescência cultural da década de 1920 e o relacionamento entre as escritoras Gertrude Stein e Alice B. Toklas e o pintor e escultor Pablo Picasso, nas palavras do colunista: “expoentes da chamada ‘geração perdida’, que viveu os horrores da Primeira Guerra Mundial e se viu desorientada ao término do conflito”.
Atílio dá destaque à figura original e provocativa de Gertrude: “Apaixonada pela literatura, escreveu livros num estilo peculiar e inventivo, uma espécie de literatura cubista, que foram pouco lidos e menos ainda compreendidos, mas que se tornaram referências e estimulo para inúmeros escritores”.
O colunista também comenta a performance do elenco, em especial, a de Bárbara Bruno, intérprete de Gertrude, papel interpretado anteriormente pela mãe, Nicette Bruno: “[Ela] dá corpo, gestos, olhares e inquietação à Gertrude, saboreia as palavras dessa mecenas intelectual, com sua pronuncia lapidada ao longo de 50 anos de carreira, legítima representante de uma extensa e admirável linhagem de gente do teatro”.
Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e pelo aplicativo Cultura Play, de segunda a sexta-feira, às 10h.
*Estagiária sob supervisão da Redação
REDES SOCIAIS