Ouça a entrevista com o maestro Ricardo Bologna!
A Orquestra de Câmara da ECA/USP escolheu o tema “Novos Sons, Novos Tempos” para iniciar a temporada 2025 e celebrar 30 anos de trajetória. O concerto de abertura acontece nesta sexta-feira (21), no Centro Cultural Camargo Guarnieri, e se repete no domingo (23), no Instituto Tomie Ohtake.
A programação em 2025 será diversificada e rica em colaborações e inovações, destaca o maestro Ricardo Bologna, regente titular e diretor artístico da OCAM. A “Sinfonia nº 7 em Lá Maior, Op. 92”, de Ludwig van Beethoven, inspira o título do concerto de abertura da temporada: “Um pulo no ar”. Na estreia da peça, em 1813, já em processo de perda auditiva, Beethoven dava grandes pulos no ar nos momentos de explosão sonora que marcam o primeiro movimento da sinfonia. A energia e a desenvoltura rítmica também se mostram nas duas outras peças que compõem o concerto: “Escaramuza”, da compositora americana de origem peruana, Gabriela Lena Frank, e “Concerto para clarinete”, de Aaaron Copland, com solo da boliviana Camila Barrientos Ossio.
A OCAM apresenta-se a partir das 13h, nesta sexta (21), com entrada gratuita/solidária, por meio da doação de 1 kg de alimento não perecível. O endereço é Rua do Anfiteatro, 109, Butantã. Já a participação na série “Imersão OCAM no Tomie” começa às 11h neste domingo (23), também com entrada gratuita: Rua Coropé, 88.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS