Ouça a entrevista na íntegra!
O Museu de Arte de São Paulo abre nesta sexta (28) o Edifício Pietro Maria Bardi, ao lado do prédio original na Avenida Paulista, marcando uma nova fase de expansão e revitalização. Para celebrar a abertura do espaço, o museu apresenta “Cinco Ensaios sobre o MASP”, um conjunto de exposições sobre os diferentes aspectos da história e do acervo da instituição.
A ampliação representa um aumento de 66% na área expositiva, e inclui salas de aula, espaços multiuso, restaurante, café e laboratório de conservação. Os dois edifícios formam um único museu: o prédio original, nomeado como Lina Bo Bardi (1914-1992) – em homenagem à arquiteta que o projetou – e o novo Edifício Pietro Maria Bardi (1900-1999), celebrando o primeiro diretor artístico da instituição.
O projeto arquitetônico idealizado pela METRO Arquitetos Associados estabelece uma relação harmoniosa com o prédio histórico, ao mesmo tempo em que se sobressai em função de seu design monolítico, inspirado em tipologias de museus verticais, como os de Nova York. O diretor de Experiência e Comunicação do MASP, Paulo Vicelli, comenta a construção da obra, totalmente financiada com doações de pessoas físicas, sem uso de leis de incentivo. “A destinação de recursos tão expressivos (R$ 250 milhões) representa um senso de cidadania e de responsabilidade com a nossa cidade e com a nossa cultura, o que está no cerne do nascedouro do MASP e na composição da coleção, angariada graças ao apoio da sociedade civil”.
O edifício Pietro Maria Bardi do MASP está localizado na Avenida Paulista, 1510, com funcionamento de terça a domingo.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS