Ouça na íntegra a coluna de hoje!
Na coluna desta quarta-feira (02), Atílio Bari fala sobre a peça “Restinga de Canudos”, da Cia. do Tijolo. O espetáculo retrata a vida e a cultura da comunidade fundada pelo beato Antônio Conselheiro, que enfrentou a recém proclamada República em defesa de sua terra e estilo de vida.
Atílio comenta a passagem de Euclides da Cunha pela região, que resultou em um dos maiores clássicos da literatura brasileira, “Os Sertões”, publicado em 1902: “[Euclides] viu o sertão e o sertanejo, viu a miséria, viu a luta desigual entre aquela população humilde, religiosa, valente, contra os fuzis e os canhões (...) Ele afirma: Canudos não se rendeu. Foi massacrada, no primeiro crime cometido pela República brasileira”.
O colunista encerra o episódio exaltando a obra: “A companhia reconstrói no palco a vida pulsante de Canudos, com suas rezas, festas e trabalho, através do olhar de duas professoras do vilarejo e dos poetas sertanejos, beatos, indígenas (...) Retratados de maneira dura, mas sem perder a poesia jamais”.
Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e pelo aplicativo Cultura Play, de segunda a sexta-feira, às 10h.
*Estagiária sob supervisão de Cirley Ribeiro. MTB 832/SC
REDES SOCIAIS