Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Conjunto Época de Ouro

Ouça o programa completo:


No final dos anos 50, Jacob do Bandolim criou um regional para lhe acompanhar. A base era um pandeiro, um cavaquinho, um violão de sete cordas e dois violões de seis cordas. Nos primeiros anos o grupo não tinha nome. Somente na primeira metade dos anos 60 que o público conheceria o Conjunto Época de Ouro, que tinha na sua formação inicial Gilberto D’Ávila, Jonas Pereira da Silva, Orondino Silva, Carlinhos Leite e César Faria.

O Estúdio F,ao focalizar o Conjunto Época de Ouro,mergulha também na obra de Jacob do Bandolim, apresentando registros iniciais do bandolinista com seu regional ao tocar gravações de “Vibrações”, “Noites Cariocas”, “A ginga do Mané” e o clássico de Luiz Antonio, “Barracão”, realizada ao vivo em 1968 com Elizeth Cardoso no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

Neste especial, Pedro Paulo Malta conta com foi a trajetória do grupo após a morte de Jacob do Bandolim em 1969. Os discos gravados posteriormente com a liderança de César Faria, tendo como solista novos nomes do bandolim, entre eles Déo Rian e Ronaldo Souza.

O programa traz ainda registro de diferentes formações que o Época de Ouro teve nos últimos 50 anos e encontros marcantes com diversos artistas, entre eles Armandinho Macedo, Marisa Monte, Beth Carvalho e Paulinho da Viola. O programa termina com o áudio de uma apresentação do grupo na TV Brasil em 2017, onde, com novíssima formação, tocou “Odeon”, de Ernesto Nazareth.


Estúdio F – momentos musicais da Funarte
394
Conjunto Época de Ouro
Quarta-feira, 14 de julho de 2021, às 17 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta
Estágio em Produção: Júlia Abe