Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Tião Carreiro e Pardinho

Ouça o programa completo:


A música de raiz brasileira tem personagens ilustres. Entre eles uma dupla do interior paulista que se conheceu em 1954 no Ciro Rapa-Rapa na cidade de Pirajuí. São eles José Dias Nunes e Antônio Henrique de Lima, respectivamente Tião Carreiro e Pardinho.

Um dos grandes méritos dessa dupla sertaneja foi criação de um subgênero da moda de viola, o pagode de viola, uma combinação de ritmos do coco feito no violão e do calango de roda, na viola. Um gênero animado que conferiu aos artistas uma importância muito grande no universo da música de raiz.

No Estúdio F, os principais registros da história de 40 anos de Tião Carreiro e Pardinho. Tem a gravação de seu primeiro sucesso, “Pagode em Brasília” (Ted Vieira e Lourival dos Santos), a ainda “Rei do Gado”, “Terra roxa”, “Rio Preto de Luto”, “Azulão do reino encantado”, “Cavaleiros de Bom Jesus”, “Boiadeiro punho de aço” e até uma homenagem à seleção brasileira de futebol quando do bicampeonato de futebol em 1962.

A carreira da dupla se estendeu por dois períodos: de 1954 a 1978 e de 1981 a 1993, ano em que faleceu Tião Carreiro. Pardinho continua na ativa até seu falecimento em 2001. No programa, seu último sucesso, “Sua majestade o pagode”, lançado em 1993, no derradeiro LP da dupla.


Estúdio F – momentos musicais da Funarte
395
Tião Carreiro e Pardinho
Quarta-feira, 21 de julho de 2021, às 17 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta
Estágio em Produção: Júlia Abe