Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Sebastião Tapajós

Ouça o programa completo:


Seu nome de batismo é Sebastião Pena Marcião. Nasceu em Alenquer no dia 16 de abril de 1944. Ainda criança mudou-se para Santarém, à margem do rio Tapajós. Desde os nove anos estuda violão clássico e popular. Ao se decidir pela carreira de músico, escolheu como nome artístico Sebastião Tapajós. Tornou-se um dos violonistas brasileiros mais conhecidos no mundo, com turnês constantes na América e na Europa, prêmios no Brasil e na Alemanha, e dezenas discos lançados numa carreira que inclui parceiras com Hermeto Pascoal, Maurício Einhorn, Zimbo Trio, Astor Piazzolla, Sivuca, Djalma Corrêa, Gilson Peranzzetta, Paquito di Rivera e muitos outros.

A prestar homenagem a este violonista que não abdicou da cultura popular para tocar Bach, Carlos Gomes, Heitor Villa-Lobos e Gounod o Estúdio F mostra as diversas facetas do instrumentista, professor e compositor que estudou a fundo o instrumento, utilizando-se do violão clássico à serviço da música popular em sambas, choros, maracatus e temas próprios impregnados da cultura amazônica, como em “Igapó”, tema que gravou em 1998 com a cantora paraense Jane Duboc.

Nesta edição você ouvirá Sebastião Tapajós tocando samba (“Aquarela do Brasil”), choro (“Choro Terno), valsa (“Filhas do Marajó”), tango (“Primavera Porteña”) e outros temas registrados ao longo de mais de 50 anos de carreira, de discos como “Violão e Tapajós”, “Guitarra latina”, “Xingu”, “Sincopando, Zimbo Trio Convida”, “Lado a Lado”, “Afinidades”, “Brasilidade”, “Da minha terra”, “Choros e valsas do Pará” e “Solos do Brasil”.


Estúdio F – momentos musicais da Funarte
398

Sebastião Tapajós
Quarta-feira, 18 de agosto de 2021, às 17 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta
Estágio em Produção: Júlia Abe