Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Heitor dos Prazeres

Ouça o programa completo:


Compositor e pintor primitivista, ou naïf, Heitor dos Prazeres é um dos formuladores do samba que conhecemos, ao lado de Ismael Silva e Sinhô. Nascido no Rio de Janeiro em 23 de julho de 1898, foi também um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira e da Vai como pode, transformada posteriormente na Portela.

O Estúdio F apresenta um perfil detalhado do artista que se envolveu em polêmicas no tempo em que “samba é como passarinho, de quem pegar”, como disse certa vez Sinhô, quando foi questionado por Heitor sobre o crédito de um samba por ele composto.

No repertório do programa tem parceiras do homenageado com Noel Rosa (“Pierrot Apaixonado”), Herivelto Martins (“Lá, em Mangueira”) e Antonio Rufino (“Vai mesmo”). A edição ainda traz registro de Mário Reis (“Deixaste o meu Lar” – que nas palavras de Heitor foi seu primeiro samba estruturado) e Francisco Alves, que gravou sete de seus sambas, entre eles “Mulher de Malando”.

Este especial ainda traz gravações de Cristina Buarque de Holanda, Jorginho do Império, Pedro Miranda e duas da Velha Guarda da Portela, Ainda se pode ouvir Heitor do Prazeres com suas Pastoras em temas religiosos afro-brasileiros de sua autoria.

Heitor dos Prazeres faleceu em sua cidade natal tem 04 de outubro de 1966.


Estúdio F – momentos musicais da Funarte
405
Heitor dos Prazeres
Quarta-feira, 06 de outubro de 2021, às 17 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta
Estágio em Produção: Júlia Abe