UOL - O melhor conteúdo

Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Jair Bertolucci/Acervo TV Cultura.
Jair Bertolucci/Acervo TV Cultura. Inezita Barroso

Do dia 2 ao dia 8 de março o programa Música Regional Brasileira da Rádio Cultura Brasil faz homenagem a Ignez Magdalena Aranha de Lima, ou simplesmente Inezita Barroso, nascida em São Paulo no dia 04 de março de 1925, falecida na capital paulista aos 90 anos, em 08 de março de 2015.

Sem nenhuma dúvida, Inezita Barroso é um dos nomes mais importantes da cultura brasileira. Foi atriz, instrumentista, bibliotecária, folclorista, professora e apresentadora de rádio e televisão. Na TV Cultura, seu nome será associado para sempre ao programa Viola, minha viola. Na Rádio Cultura Brasil, nos anos 1990, ela apresentou o Estrela da Manhã, programa diário no qual levava ao público com sua simpatia contagiante, seu conhecimento profundo das raízes brasileiras. Conhecimento reconhecido internacionalmente, sendo ela agraciada com o título de doutora honoris causa em folclore e arte digital pela Universidade de Lisboa.

O Música Regional Brasileira produzido e comandado por Madeleine Alves, apresenta a série especial dedica a artista. Serão sete programas com vários momentos da vida e da carreira profissional de um dos mais importantes nomes da música de raiz no Brasil.

Serão várias lembranças da menina que aos 7 anos de idade já tocava violão e viola, da jovem que viajou o país conhecendo e divulgando as diferentes culturas de cada região, da cantora que lotava auditórios em programas de Rádio e que, com seu talento e carisma, também deixou marcas no cinema.

A série conta com depoimentos de amigos, familiares e parceiros de trabalho, como os violeiros e compositores Paulo Freire e Roberto Corrêa; o fundador do grupo Viola Quebrada, Oswaldo Rios; a filha Marta e as netas Paula, Cris e Fernanda; os cantores e compositores Fagner e Chico Teixeira; a dupla de irmãs Célia e Celma e o produtor musical Aloisio Milani, curador do acervo da cantora.