Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Músicos tocando

Ouça o programa Intérprete completo:


Apesar dessa nova série não se propor a discorrer especificamente sobre o jazz, é importante lembrar que, diferentemente da música erudita, a estrada jazzística só começou a ser trilhada por volta do final do século XIX, na região de Nova Orleans, como uma forma de cultura musical difundida entre as comunidades negras que lá viviam. Porém, achar uma definição para esse gênero musical não é tarefa fácil, pois ele, ao longo do tempo, nunca foi propriamente popular nem erudito, não é música improvisada mas também não é música escrita, não é negra nem branca. Eu diria que é tudo ao mesmo tempo, ou seja, o jazz é uma forma multicultural de música.
E o namoro do jazz com a música erudita começou cedo, no século passado, e rendeu frutos saborosos.
Um dos principais objetos de desejo e admiração de grandes músicos do jazz é a obra de ninguém menos que Johann Sebastian Bach, o mestre do período barroco.
Mas por que a música de Bach exerce, há tanto tempo, uma tão grande atração no meio jazzístico?
Talvez seja pelo fato de que esses intérpretes vêm, na profusão de linhas melódicas intercomunicantes das obras de Bach, infinitas possibilidades para desenvolver ao máximo seus dotes como improvisadores, e capacidade para improvisar é a alma do jazz.
Aliás era também um importante atributo do intérprete na era bachiana.
Se no programa passado pudemos apreciar o refinamento de Jacques Loussier na execução de um concerto de Bach, hoje vamos receber o Classical Jazz Quartet, quarteto formado no ano 2000 por tradicionais músicos de jazz, que tocam interpretações de obras de música erudita. E sua grande especialidade é justamente a música de Bach.

  1. Johann Sebastian Bach
    Ária
    Classical Jazz Quartet
  2. George Gershwin
    Raphsody in Blue
    Banda de Jazz de Paul Whiteman

  3. Ferde Grofé
    Suite Mississippi
    Orquestra Sinfônica do Hollywood Bowl. Reg.: Felix Slatkin.

  4. George Antheil
    Sinfonia Jazz
    Orquestra Filarmônica Estatal Rheinland-Pfal. Reg.: Karl-Heinz Steffens.


O programa "Intérprete" vai ao ar aos sábados, às 15h da tarde pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.

Apresentação: Jamil Maluf

Produção: Sonia Maria de Lutiis

Estágiaria em Produção: Jessica Gomes