Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Debra Hurd
Debra Hurd Músicos tocando

Ouça o programa Intérprete completo:


Através desta série fizemos um convite à você para que, juntos, percorrêssemos os caminhos que possibilitassem identificar os pontos de encontro entre a música erudita ou música clássica, como querem alguns, e o jazz. Mas, apesar dela não se propor a discorrer especificamente sobre o jazz, foi importante lembrar que, diferentemente da música erudita, a estrada jazzística só começou a ser trilhada por volta do final do século XIX, na região de Nova Orleans, como uma forma de cultura musical difundida entre as comunidades negras que lá viviam. Porém, achar uma definição para esse gênero musical não é tarefa fácil, pois ele, ao longo do tempo, nunca foi propriamente popular nem erudito, não é música improvisada mas também não é música escrita, não é negra nem branca. Diríamos que é tudo ao mesmo tempo, ou seja, o jazz é uma forma multicultural de música. 

E o namoro do jazz com a música erudita começou cedo, no século passado, e rendeu frutos saborosos, apesar de alguns polêmicos. Quem diria que, por exemplo, Igor Stravinsky, um dos maiores nomes da música erudita do século vinte, seria seduzido pelas múltiplas possibilidades que o jazz oferecia à seu gênio criador. 

Seu Concerto Ebony, para clarinete, que ouvimos no programa passado, é apenas um dos muitos exemplos que poderíamos citar, na obra do mestre russo. Mas tem mais. A obra Piano-Rag-Music foi escrita por Stravinsky em 1919, época em que ele havia emigrado para a França. E foi através de seu amigo, o Mto. Ernest Ansermet, que ele teve acesso a partituras de jazz que lhe foram trazidas dos Estados Unidos. A métrica irregular que Stravinsky confere ao Piano-Rag-Music dá a impressão que esse ragtime criado por ele é, na realidade, uma grande improvisação. Stravinsky dedicou a obra a Arthur Rubinstein.

  1. Igor Stravinsky
    Piano-Rag-Music
    Gianluca Cascioli (piano)

    Aaron Copland
    Concerto para piano
    Earl Wild (piano). Symphony of the Air. Reg.: Aaron Copland
  2. Antonio Carlos Jobim
    Luiza
    Amaro Freitas (piano)
  3. Edward Grieg - Suítes 1 e 2 Peer Gynt
    Amanhecer
    Na Gruta do Rei da Montanha
    Canção de Solvejg
    A Morte de Aase
    Dança de Anitra
    Duke Ellington e sua Orquestra

O programa "Intérprete" vai ao ar aos sábados, às 15h da tarde pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.

Apresentação: Jamil Maluf

Produção: Sonia Maria de Lutiis

Estágiaria em Produção: Jessica Gomes