Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Janos Janko
Janos Janko Liszt ao piano

Ouça o programa Intérprete completo:


Liszt usou pela primeira vez o termo "poema sinfónico" em público num concerto em Weimar, em 1854, e foi nesse ano também que ele recebeu, de Paris, um instrumento especialmente concebido, chamado “piano-orgão”, que reproduzia os sons de todos os instrumentos de sopros, possibilitando a ele experimentar varias combinações instrumentais em suas obras para orquestra.

O programa de hoje traz a obra Tasso: Lamento e Triunfo, Poema Sinfônico n.2, ao lado da Totentanz, ou Dança da Morte.

O Poema Sinfônico Tasso: Lamento e Triunfo é baseado na vida do poeta italiano do século XVI Torquato Tasso, e é um exemplo perfeito tanto do método de trabalho de Liszt como das suas metas baseadas na experimentação incessante. A versão de 1849 ainda seguiu o formato de uma abertura convencional, dividida numa parte lenta ("Lamento") e uma rápida ("Triunfo"). Mesmo com esta divisão, toda a obra era um conjunto de variações em torno de uma só melodia — um hino popular cantado a Liszt por um gondoleiro em Veneza, no final da década de 1830. Liszt tinha um ponto de vista idealizado do poema sinfónico como uma obra evocativa e não representativa. Ele focava, em geral, mais na expressão de ideias poéticas ao criar atmosferas, do que em descrições narrativas realismos pictóricos.


  1. Tasso, Lamento e Triunfo
  2. Orquestra Filarmônica de Berlim. Reg.: Herbert von Karajan

  3. Canto Gregoriano para os Mortos - Dies Irae
  4. Coro sob a regência de Alessio Randon

  5. Totentanz
  6. Boris Berezovsky (piano). Orquestra Filarmônica da Radio França. Reg.: Constantin Trinks

  1. O programa "Intérprete" vai ao ar aos sábados, às 15h da tarde pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.
  2. Apresentação: Jamil Maluf
  3. Produção: Sonia Maria de Lutiis
  4. Estágiaria em Produção: Jessica Gomes