Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Beethoven

Ouça o programa Intérprete completo:



Ludwig van Beethoven (Bonn, 17 de dezembro de 1770 — Viena, 26 de março de 1827) foi a ponte entre o Classicismo, no século XVIII, e o Romantismo, no século XIX.

É um dos pilares da música ocidental: "O resumo de sua obra é a liberdade", observou o crítico alemão Paul Bekker, "a liberdade política, a liberdade artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspectos da vida".

E a vida de Beethoven não foi fácil: aos 26 anos de idade surgiram os primeiros sintomas de sua grande tragédia: a surdez.

Embora tenha feito muitas tentativas para se tratar, durante os anos seguintes a doença continuou a progredir e, aos 46 anos de idade, em 1816, Beethoven já estava praticamente surdo.

Muito se especulou sobre as causas da surdez de Beethoven, até que, nesse ano de 2020, um grupo de otorrinolaringologistas, da Itália, encontrou uma nova pista que pode apontar para a origem de sua perda auditiva: ela pode ter sido causada por envenenamento por chumbo.

Não é uma sugestão incomum porque, em 2005, uma análise das amostras de cabelo e crânio de Beethoven mostrou que ele tinha altos níveis de chumbo no corpo, devido à ingestão de medicamentos, indicados por seu médico.

O Quarteto n.º14, em dó sustenido menor, op.131, em versão para orquestra de cordas, foi composto por volta de 1826 e é dedicado ao Barão Joseph von Stutterheim.

Foi um período especialmente difícil na turbulenta vida de Beethoven, marcado pela doença, e pela tentativa de suicídio de seu sobrinho Karl, em 1826.

Ao contrário de quartetos anteriores, os movimentos desse quarteto não têm uma separação clara, o que fez com que um violinista próximo de Beethoven perguntasse ao compositor: “o quarteto tem que ser tocado sem parar?

Então não podemos repetir nada”. Beethoven acabou concedendo apenas uma breve pausa, e após o Presto. Era a obra predileta do próprio Beethoven, pela sua perfeição.

  1. Ludwig van Beethoven
  2. Quarteto n.º14, em dó sustenido menor, opus 131
  3. Quarteto Alban Berg.
  4. Quarteto n.º14, em dó sustenido menor, opus 131
  5. Orquestra Filarmônica de Viena. Reg.: Leonard Bernstein

  1. O programa "Intérprete" vai ao ar aos sábados, às 15h da tarde pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.
  2. Apresentação: Jamil Maluf
  3. Produção: Sonia Maria de Lutiis
  4. Estágiaria em Produção: Jessica Gomes