Ouça o programa Intérprete completo aqui:
- A Oferenda Musical é uma coleção de cânones, fugas e outras formas musicais de Johann Sebastian Bach, baseada num tema musical de Frederico II da Prússia (Frederico, o Grande) e a ele dedicada.
- A coleção tem sua origem num encontro entre Bach e Frederico II em 7 de maio de 1747, na residência do rei em Potsdam.
- O rei queria mostrar a Bach uma novidade.
- O pianoforte tinha sido inventado poucos anos antes e o rei tinha esse novo instrumento, que mostrou a Bach.
- O grande compositor, que era famoso por seu talento na arte da improvisação, recebeu o Thema Regium ("tema do rei"), para improvisar uma fuga: Inicialmente Frederico ordenou que Bach improvisasse uma fuga a três vozes sobre esse tema. Bach tirou de letra.
- Então o Rei dobrou a aposta e ordenou que Bach improvisasse uma fuga a seis vozes, tarefa considerada muito difícil.
- Bach, que contava então com 62 anos, mandou em 15 dias, para o Rei, sua resposta ao desafio na forma da Oferenda Musical.
- Aliás a palavra Opfer, em alemão, não significa apenas Oferenda, mas também pode significar a oferta de uma vítima em sacrifício,
- o que muitos viram como um recado de Bach ao rei, que tentara humilhá-lo com esse desafio.
- Além da sonata trio, escrita para flauta, violino e baixo contínuo, as demais peças da Oferenda Musical
- têm pouca indicação da instrumentação a ser utilizada.
- Através dos séculos, esse enigmático tema tem recebido as mais diversas roupagens, em instrumentações que buscam revelar
- toda a beleza contida nele.
- Sabe-se pouco a respeito da reação do próprio rei Frederico com relação à partitura a ele dedicada:
- se ele tocou a parte da flauta da sonata trio, por exemplo.
- Frederico era conhecido por não gostar de música complicada e logo depois da visita de Bach entrou numa campanha militar,
- portanto é possível que o presente não tenha sido bem recebido.
- O "Ricercar a 6", da Oferenda Musical, sofreu diversas orquestrações, tendo sido Anton Webern o autor da mais importante delas, em 1935.
- Essa orquestração se notabilizou pela chamada Klangfarbenmelodie, ou melodia de timbres, através da qual Webern fatia o tema entre os diversos instrumentos da orquestra, formando uma belíssima sequência de diferentes timbres.
- O ouvinte do nosso programa “Intérprete” já teve a oportunidade de ouvir esse trabalho aqui.
- Hoje traremos a bela edição e instrumentação feita pelo maestro Neville Marriner, talvez das menos conhecidas,
- porém das mais interessantes já feitas.
O programa "Intérprete" vai ao ar aos sábados, às 15h da tarde pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.- Apresentação: Jamil Maluf
- Produção: Sonia Maria de Lutiis
- Estagiária em Produção: Denise Faveri
- Trabalhos Técnicos: Almir Amador
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