Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

© National Portrait Gallery, Londres
© National Portrait Gallery, Londres © National Portrait Gallery, Londres

Ouça o programa Intérprete completo aqui: 


  1. Benjamin Edward Britten, nasceu em 1913 e morreu em 1976, na Inglaterra.
  2. A obra Les Illuminations foi concluída em 1939, em Amityville, Long Island.
  3. A instrumentação é para Orquestra de cordas com voz aguda solo (soprano ou tenor)
  4. Embora Benjamin Britten tenha se destacado especialmente como pianista, os cantores o rodeavam durante todo o tempo sua carreira. Britten freqüentemente escrevia trabalhos vocais com cantores específicos em mente; ao longo dos anos, chegou a ser formado um “círculo Britten” de cantores que estreavam e patrocinavam suas obras. Entre eles, o tenor Peter Pears, que canta na gravação que ouviremos a seguir, era o principal parceiro de Britten (tanto artístico quanto conjugal).

    Britten foi criticado pelos críticos britânicos por usar textos franceses, o que seria até antipatriótico. Na verdade, Les Illuminations não era a primeira incursão de Britten no francês. Em 1938, seguindo uma indicação de seu amigo, Auden, Britten conheceu a poesia “As Iluminações”, de Arthur Rimbaud, que é o texto dessa obra.

    Sobre ele Britten escreveu: “A curta vida de Rimbaud, como poeta, foi errática e turbulenta, e grande parte dela se passava nos arredores mais sórdidos de Paris, Bruxelas e Londres ; mas ao longo dela sua inspiração permaneceu radiante e intensa. A palavra 'Iluminações' sugere tanto a visão de uma imagem mística quanto uma imagem de cores vivas.” Britten usou sete desses poemas, seis em prosa e um em verso, e os transformou em um ciclo, cujos movimentos devem se seguir com pausas as mais curtas possíveis. Uma menção especial deve ser feita à escrita para cordas: brilhante, imaginativa e extremamente rica no uso dos diferentes timbres dos instrumentos de cordas.

  5. A segunda obra deste programa é a Morte em Veneza, uma ópera em dois atos, a última composta por Benjamin Britten. Ela é baseada na novela Morte em Veneza, de Thomas Mann e foi apresentada pela primeira vez, na Inglaterra, em 16 de junho de 1973.

  1. Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte

  2. O programa "Intérprete" vai ao ar aos sábados, às 15h da tarde pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.
  3. Apresentação: Jamil Maluf
  4. Produção: Sonia Maria de Lutiis
  5. Estagiária em Produção: Denise Faveri