Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Os Strauss: Johann & Richard

Ouça o programa Intérprete completo aqui:


  1. Embora Johann Strauss II tenha sido o compositor mais requisitado da música de dança, em sua época, outros compositores como o alemão Jacques Offenbach, que fez seu nome em Paris, rivalizavam com Strauss no campo das operetas. Mas ele também teve fervorosos admiradores como Richard Wagner, Johannes Brahms e Richard Strauss que, ao escrever suas valsas para a ópera “O Cavaleiro das Rosas”, comentou, se referindo a Johann Strauss, "Como eu poderia esquecer o gênio risonho de Viena?" mas J.S.II escreveu também maravilhosas operetas como “O Morcego”, “Uma noite em Veneza” e “O Barão Cigano”.

    No programa de hoje vamos ouvir a Valsa do Imperador, op.437, composta por Johann Strauss II em 1889. A valsa se destinava a ser um presente do imperador austríaco Francisco José I, na ocasião de sua visita à Prússia, ao Imperador Wilhelm II, o que foi simbolicamente interpretado como um gesto de amizade da Áustria para com a Prússia. O editor de Strauss, Fritz Simrock, sugeriu o titulo Valsa do Imperador, como uma forma de satisfazer a vaidade de ambos monarcas.

  2. Richard Strauss se tornou muito conhecido por óperas como “O Cavaleiro da Rosa”; por canções, em especial as “Quatro Últimas Canções”; poemas sinfônicos, como “Assim falou Zarathustra”, e grandes obras sinfônicas como “Uma Sinfonia Alpina”.
  3. Quando Richard conheceu o poeta Hugo von Hofmannsthal, por volta de 1909, uma nova fase se abriu na sua produção musical, dedicada principalmente à ópera. Richard Strauss foi acusado de relacionamento com o nazismo, suspeitas que fizeram com que o compositor sofresse o desdém de outros músicos, como Toscanini, Arthur Rubinstein e Otto Klemperer.
  4. Vamos focalizar, neste programa, a música da ópera “O Cavaleiro da Rosa”, que foi a obra que regi no exame final do meu curso de regência na Alemanha, e com a qual mantenho intenso laço afetivo até hoje. O Cavaleiro da Rosa, op.59, é uma ópera cômica em três atos, com libreto de Hugo von Hofmannsthal, e que foi estreada em 1911, em Dresden, na Alemanha. 
  1. Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte

    O programa "Intérprete" vai ao ar aos sábados, às 15h da tarde pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.
    Apresentação: Jamil Maluf
    Produção: Sonia Maria de Lutiis
    Estagiária em Produção: Denise Faveri