Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Maurice Duruflé

Ouça o programa completo: 


O compositor francês Maurice Duruflé, que viveu de 1902 a 1986, foi como o seu mentor Paul Dukas, uma pessoa totalmente avessa à vida pública e à divulgação de sua obra.

Um trabalhador incansável, exigente consigo mesmo ao extremo, Duruflé trabalhava e retrabalhava suas composições exaustivamente, até que correspondessem plenamente às suas expectativas.

Não nos surpreende, portanto que o seu catálogo de obras seja reduzido e que menos de 20 peças tenham sido publicadas.A base da formação musical de Duruflé se deu na Catedral de Rouen, onde havia uma célebre escola de canto gregoriano.

Seus estudos tiveram continuidade no Conservatório de Paris, onde o músico teve contato com a tradição de Fauré, Debussy e Ravel. Ao compor o seu Requiem em 1947, Maurice Duruflé tomou como base a missa gregoriana dos defuntos, na tentativa de conciliar, tanto quanto possível, a métrica gregoriana com as exigências do ritmo moderno.

O resultado foi surpreendente. Melodias arcaizantes foram combinadas com as harmonias muito sofisticadas e típicas da música francesa. O Requiem de Duruflé, assim como a obra homônima de seu compatriota Gabriel Fauré, acentua o aspecto da misericórdia e do perdão.