Ouça o programa completo:
O compositor alemão Johann Philipp Kirnberger, que viveu de 1721 a 1783, foi discípulo de Johann Sebastian Bach em Leipzig. Kirnberger foi nomeado violinista da Corte de Frederico Segundo da Prússia em 1751 e de 1758 até a sua morte, foi o diretor de música da Princesa Anna Amalia.
Johann Philipp tornou-se conhecido em seu tempo através da obra teórica A Arte Exata da Composição na Música, escrita em 1771 e publicada oito anos mais tarde.
A produção de Kirnberger contém peças sacras, obras camerísticas e para instrumentos de teclado, além de numerosas canções.O músico foi professor de Carl Friedrich Zelter, que seria mais tarde o mestre de Felix Mendelssohn-Bartholdy.
A cantata Zion klagt mit Angst und Schmerzen, Sião lamenta com medo e dor, utiliza texto do poeta Johann Heermann. A música desta cantata de Kirnberger alterna trechos corais muito expressivos com movimentos instrumentais de contraponto bastante elaborado.
Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Cleison Belarmino
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS