Laudate Dominum destaca Johann Ludwig Bach
No programa, uma missa do compositor alemão
11/08/2024 10h00
Ouça o programa completo:
Johann Ludwig Bach nasceu em 1677 em Thal, vilarejo próximo à cidade de Eisenach. Aos onze anos de idade iniciou seus estudos em teologia, mas acabou se tornando músico, bem de acordo com a tradição da família Bach.
Johann trabalhou em Meiningen como regente do coro e mestre de capela. Excelente organista, o artista era venerado por seu genial primo de segundo grau Johann Sebastian, que chegou a copiar grande parte de suas obras para estudá-las. Em 1726, Johann Sebastian apresentou 18 cantatas sacras de Johann Ludwig na Igreja de São Tomás. A cantata Denn du wirst meine Seele nicht in der Hölle lassen, de Johann Ludwig, chegou a ser atribuída por engano a Johann Sebastian e recebeu o número de catálogo BWV 15.
Johann Ludwig faleceu em 1731, aos 54 anos de idade.
A Missa sopra Allein Gott in der Höh sei Ehr, Glória a Deus nas Alturas, foi composta em julho de 1716. A obra tem esse título pelo fato de Johann Ludwig Bach ter utilizado na composição uma melodia homônima de autoria de Nicolaus Decius, que viveu de 1485 a 1541. A obra encerra com o trecho Cum sancto spiritu de fatura virtuosística e em elaborado estilo fugado.
Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Bruno Trentin
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS