Conheça mais sobre o Te Deum opus 103 de Antonín Dvorák
Obra foi composta em outubro de 1892
20/10/2024 10h00
Ouça o programa completo:
Composta ainda em solo europeu, pouco antes de Dvorák fixar residência nos Estados Unidos, a obra Te Deum opus 103 foi-lhe encomendada em 1891 por Jeanette Thurber, fundadora do Conservatório de Música de Nova York, para comemorar os quatrocentos anos do Descobrimento da América. Jeanette convenceu o compositor a criar uma nova obra para as celebrações de 1892, prometendo enviar o texto para uma cantata, o que acabou não acontecendo.
Dvorak lembrou-se então do texto do Te Deum, que do ponto de vista de um europeu, seria bastante adequado para a importância das festividades previstas. A composição foi estreada no dia 21 de outubro de 1892 por ocasião de um grande concerto sinfônico, dirigido pelo próprio Dvorák.
No programa, a audição do movimento inicial Te Deum laudamus, na interpretação de The Robert Shaw Festival Singers, Orquestra Sinfônica de Atlanta, sob a regência de Robert Shaw.
Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Bruno Trentin
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS