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Bach foi sempre muito hábil em fazer novas adaptações de obras para coro e orquestra, nas quais havia investido grande esforço criativo. Esse procedimento era utilizado com frequência pelos compositores do período barroco, sempre muito pressionados pela crônica falta de tempo e excesso de encargos. No caso do Oratório de Páscoa, é provável que Bach tenha planejado desde o início readaptar uma cantata secular que estava compondo, em uma cantata de igreja.
Em fevereiro de 1725, Bach apresentou uma Cantata de Aniversário em homenagem ao Duque de Sachs-Weißenfels, com o título de Entfliehet, verschwindet, Voa, desaparece, com texto de Picander, que era o pseudônimo do poeta e libretista Christian Friedrich Henrici. Esta cantata, como a maior parte das obras laudatórias de Bach, começava e terminava com movimentos pomposos, nos quais eram utilizados trompetes e tímpanos.
Cinco semanas mais tarde, no dia 1º de abril, Bach estreou uma Cantata de Páscoa, que era exatamente a mesma sequência de movimentos da obra que apresentara em fevereiro, cujo texto havia sido reescrito por Picander, com o título de Kommt, eilet und laufet, ihr flüchtigen Füsse, Venham, apressem-se e corram, ó pés ligeiros. No ano seguinte, Picander transformou novamente o seu libreto e Bach empregou a música pela terceira vez como uma Cantata de Aniversário em homenagem ao Conde Joachim Friedrich von Flemming, intitulada Verjagt, zerstreut, Afugenta, dispersa.
A métrica e o conteúdo semelhante nos três textos facilitaram este procedimento. Em Leipzig, Bach revisou a Cantata de Páscoa, segunda versão da obra e a marca d’água do papel utilizado no manuscrito sugere que isso ocorreu no período compreendido entre 1734 e 1736. As mudanças feitas por Bach são encontradas principalmente na instrumentação, que foi adequada à orquestra que ele tinha à sua disposição em Leipzig.
A produção de Bach para o período da Páscoa é de grande significado. Através da sua fé inabalável em Deus e na humanidade, o compositor
encontrou na música o veículo ideal para a expressão dos seus ideais espirituais. A força através da qual comunica ao ouvinte a vivência da Paixão de Cristo em suas obras, não encontra paralelo em outro compositor.
Ouviremos o Oratório de Páscoa Kommt, eilet und laufet, ihr flüchtigen Füsse, Venham, apressem-se e corram, ó pés ligeiros, índice BWV 249 de Johann Sebastian Bach. A obra será interpretada por Hannah Morrison, Meg Bragle, Nicholas Mulroy e Peter Harvey, solistas vocais, Monteverdi Choir, English Baroque Soloists, tendo à frente Sir John Eliot Gardiner.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo às 9h, com reapresentação às 21h, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em Produção: Isadora Diniz
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
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