Ouça o programa completo:
O compositor Alessandro Scarlatti nasceu em 1660 na cidade italiana de Palermo, sua família transferiu-se para Roma, e já aos dezoito anos Alessandro estava casado e empregado como mestre-de-capela da igreja de San Giacomo.
Apesar da pouca idade, suas obras já eram muito apreciadas e as encomendas não paravam de chegar, Alessandro Scarlatti foi desde 1680 mestre-de-capela da rainha Cristina da Suécia, em Roma. Em 1685, transferiu-se para Nápoles, a fim de ocupar o posto de mestre-de-capela do vice-rei espanhol, a quem a cidade estava subordinada, Depois disso, trabalhou para a corte dos Medici, em Florença.
Na capital do Renascimento, escreveu várias óperas de sucesso, mas acabou voltando para Roma a convite do cardeal Ottoboni, que era o mecenas de Arcangelo Corelli, no entanto, Alessandro não pretendia permanecer em Roma e depois de triunfar com duas novas óperas em Veneza, mudou-se em 1708 definitivamente para Nápoles.
Scarlatti foi condecorado Cavaleiro da cidade de Nápoles e recebeu do papa Clemente XI a Ordem da Espora Dourada, o músico continuou a compor com grande vigor, viajando extensamente por toda a Itália e faleceu em Nápoles, em 1725.
Alessandro Scarlatti foi o fundador da escola operística napolitana, sua linguagem musical foi um dos pilares do Classicismo e sua influência chegou até Mozart, atuando no início do período barroco, Scarlatti foi um dos mais prolíficos compositores de seu tempo, sua vasta produção compreende 115 óperas, mais de 700 cantatas, serenatas, música de câmara, tocatas e diversas peças para cravo, sonatas e obras teóricas.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo às 9h, com reapresentação às 21h, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em Produção: Isadora Diniz
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS