Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Richard Termine.
Foto: Richard Termine. Leah Hawkins, & Karen Cargill, & Matthew Polenzani, & Dmitry Belosselskiy.

Uma récita apresentada no dia 27 de setembro de 2023 sob a regência do maestro Yannick Nézet-Séguin.

Verdi escreveu sua Missa de Réquiem em memória do romancista italiano Alessandro Manzoni, um dos homens mais estimados pelo compositor e a quem ele costumava chamar de “O Santo”.

Manzoni morreu em Milão, em 22 de maio de 1873, exatamente um ano antes da estreia da obra. No dia de seu funeral, Verdi escreveu a sua amiga e confidente, a condessa Clara Maffei, dizendo: "Está tudo terminado agora! E com ele acaba a mais pura, a mais sagrada e a mais alta de nossas glórias".

A partitura do Réquiem possui momentos intensamente líricos e o Dies Irae é um de seus coros mais dramáticos. Verdi também incluiu no Lacrimosa, que encerra o Dies Irae, a melodia da Elegia sobre a morte do marquês de Posa, originalmente um dueto de Carlos e Felipe II na versão francesa da ópera Don Carlos - uma meditação sobre a morte e a grandeza humana.

O Réquiem de Verdi estreou na igreja de San marco em Milão, em 22 de maio de 1874.


Domingo, dia 07.04, às 15h
Apresentação: Chico Carvalho
Confira a programação completa da Temporada 2023-2024:

https://cultura.uol.com.br/radio/programas/metropolitan/

Metropolitan Opera House
Site oficial: metopera.org

*Os direitos da transmissão são de propriedade do The Metropolitan Opera. O conteúdo é reservado e qualquer uso ou reprodução do material sem a permissão do The Metropolitan Opera é estritamente proibido.