Ouça o episódio completo:
Helena de Esparta, Helena de Tróia, Helena do Egito. Filha de uma divindade e de um mortal, a mulher mais bela da Terra, "destruidora de homens, destruidora de navios, destruidora de cidades." É dessa forma que Ésquilo nos apresenta Helena em sua tragédia Agamêmnon. Seria essa de fato a sua imagem final?
Helena é uma das figuras mais fascinantes e ambíguas da mitologia, qual a maneira mais razoável para entender aquela que foi "o rosto que lançou mil navios"?
Helena era filha de Tíndaro e Leda, rei e rainha de Esparta, mas Helena era também filha de Zeus, deus dos deuses. No mesmo dia que Leda se une a Tíndaro, ela também se une a Zeus. Leda era famosa por sua beleza e um dia quando se banhava nas margens do rio Eurotas, Zeus enlevado, louco de desejo por Leda, se transforma em um cisne e possui seu corpo.
"Jamais houve carne mais estreitada e mais doce do que essa sombra que Homero criou. Na verdade, a terra é uma arena e Helena é o prêmio inatingível, talvez inexistente, talvez fantasmagórico.
Os ascetas, cruzam os braços e pensam: não existe Helena! Não existe Helena! Mas nós, os gregos, no fundo sabemos que Helena quer dizer lutar por Helena. "
O programa Modo Grego une literatura e música numa Paisagem da Antiguidade Clássica. Em cada episódio uma narrativa mítica será abordada por meio de autores antigos e contemporâneos, helenistas e poetas, que nos ilustram sobre a maneira como os gregos encaravam certos aspectos do seu mundo. A música percorre o programa trazendo ao ouvinte a paisagem ideal e desejada.
Modo Grego Uma Paisagem da Antiguidade Clássica entre livros e música
Domingo, as 02h da tarde.
Apresentação e roteiro: Rodrigo Lopez
Gravação e montagem: Marcelo Nascimento.
Estágio em Produção: Thomas Aguiar.
Supervisão: Chico Carvalho.
REDES SOCIAIS