Ouça o episódio completo:
O deus grego não impõe mandamentos. E como poderia prescrever um ato, se ele já cometeu todos os atos, bons e maus? Na Grécia circulavam máximas que aspiravam à mesma universalidade dos mandamentos. Se as examinarmos de perto, na sua insistência sobre a “sophrosyne”, ou seja, sobre o controle, sobre o perigo de qualquer excesso, descobrimos que possuem um caráter totalmente diverso: são máximas elaboradas pelos homens para defender-se dos deuses.
Os gregos não tinham inclinação para a temperança. Sabiam que o excesso é o deus e que o deus subverte a vida. Quanto mais se sentiam imersos no divino, mais ambicionavam mantê-lo à distância, como escravos que passam os dedos sobre as cicatrizes. E os deuses amavam, nos homens, justamente aquela diferença, a precariedade que somente através deles podiam conhecer. Era um sabor que nem a ambrosia nem o néctar jamais lhe transmitiriam. Portanto, às vezes, se abandonavam a aspirar a fumaça dos sacrifícios, sopro daquela outra vida que possuía o precioso privilégio de encrespar o ar do Olimpo.
O programa Modo Grego une literatura e música numa Paisagem da Antiguidade Clássica. Em cada episódio uma narrativa mítica será abordada por meio de autores antigos e contemporâneos, helenistas e poetas, que nos ilustram sobre a maneira como os gregos encaravam certos aspectos do seu mundo. A música percorre o programa trazendo ao ouvinte a paisagem ideal e desejada.
Serviço
Rádio Cultura FM
Modo Grego Uma Paisagem da Antiguidade Clássica entre livros e música
Sábado, 07 de dezembro de 2024, às 14h00
Quarta-feira, 11 de dezembro de 2024, às 22h00
Apresentação e roteiro: Rodrigo Lopez
Gravação e montagem: Marcelo Nascimento.
Estágio em Produção: Thomas Aguiar.
Supervisão: Chico Carvalho.
REDES SOCIAIS