Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Ouça o programa completo:


O termo musical que nós vamos apresentar hoje é uma aplicação bem mais genérica e diversificada: Rapsódia, termo que se aplica a muitas manifestações artísticas diferentes dentro da música clássica.

A palavra rapsódia tem origem no grego, e o seu significado é algo como "canção costurada". Os rapsodos, na Grécia, eram aqueles que recitavam poemas que não eram de sua autoria, viajando de cidade em cidade.

O exemplo mais famoso de utilização da palavra Rapsódia na música de concerto vem justamente de uma obra que tem muita influência da música popular. Trata-se de uma obra criada pelo compositor americano George Gershwin em 1924, para qual ele deu o nome de Rhapsody in Blue. 

Essa peça mescla diversos temas diferentes, todos vindos do jazz e do blues, mas os organiza na forma de uma obra para piano e Orquestra.

Vale dizer que a composição original era para piano e Banda, e que a versão para piano e Orquestra não foi escrita por Gershwin, mas sim por um outro grande compositor americano chamado Ferde Grofé, o autor da peça que utilizamos como vinheta de abertura deste nosso programa Mundo Sonoro.

Mundo Sonoro – uma viagem pelas formas e formatos da música clássica.
Apresentação: maestro Emiliano Patarra
Toda quarta, às 22 horas com reapresentação aos sábados, às 14 horas