Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Marcelle Meyer

Ouça o programa 'O Prazer da Música' completo aqui:


A pianista francesa Marcelle Meyer nasceu em Lille, em 22 de maio de 1897. Ingressou no Conservatório de Paris aos 14 anos, estudou com Alfred Cortot e Marguerite Long conquistando o Premier Prix aos 16 anos.

Trabalhou com Debussy pouco antes de sua morte em seus Prelúdios, tornando-se a primeira a tocá-los em recital na Salle Gaveau, um recital notável também por ser o primeiro inteiramente dedicado à obra de Debussy.

Em 1918, em um concerto de Lyre et Palletes (a série de concertos onde artistas e músicos puderam se encontrar), Marcelle Meyer fez a estreia da obra de Francis Poulenc: Sonata para Piano a Quatro Mãos com o compositor ao seu lado. Este foi o início de uma amizade para toda a vida.

Em 1930, em Budapeste, foi convidada por Richard Strauss para tocar seu Burleske sob sua direção em um festival dedicado ao seu trabalho.

Para uma artista que esteve na vanguarda da música de sua época e no centro de seu círculo, é interessante saber como ela pode abraçar os compositores do século XVIII.

Seu fraseado puro e fluido, capturando o espírito profundo da música, nunca permitindo que o ornamento interrompesse a linha melódica.

Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte

O programa O Prazer da Música vai ao ar as sextas, às 23h e reapresentação aos sábados, 11h pela Rádio Cultura FM de São Paulo,103.3. Curta nossa Página no Facebook.

Apresentação: Marcelo Jaffé, Produção: Sonia Maria de Lutiis, Estagiária em Produção: Denise de Faveri