Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução O Prazer da Música

Ouça 'O Prazer da Música' na íntegra:


No programa desta semana concertos para violino e orquestra de Mendelssohn e, Bruch.

Começamos com Felix Mendessohn, compositor alemão que viveu entre 1809 até 1847.

Com uma educação requintada percebeu desde cedo que era muito importante compartilhar o saber com seus conterrâneos. Esforçou-se para fundar um conservatório de música, o conservatório de Leipzig, cidade onde foi morar atuando como regente titular e diretor artístico da orquestra do Gewandhaws e como diretor e fundador do conservatório dessa cidade.

Teve o apoio de um extraordinário violinista da época, Ferdinand David, o spalla da orquestra, e juntos desenvolveram um dos concertos mais queridos pelo público de todos os tempos, o concerto para violino em mi menor.

Max Bruch, outro compositor alemão, nasceu um pouco mais tarde que Mendelssohn, em 1838 e viveu até 1920. Iniciou seus estudos estimulado pela mãe que era pianista e cantora, estabelecendo desde cedo uma habilidade fenomenal com lindas melodias e tradição na música.

Escreveu um grande concerto que fez muito sucesso depois de sua morte, seu concerto nº 1 para violino.