Ouça 'O Prazer da Música' na íntegra:
No programa desta semana a música de câmera de Erno Dohnanyi, compositor que viveu entre 1877 e 1960. O seu pai era professor de matemática e violoncelista amador. Aparentemente um ótimo violoncelista amador que trouxe muito boa influência no início da musicalização do jovem Ernest.
Aos oito anos de idade, ele começa a ter aula com o organista da cidade, e com 17 anos, se muda para Budapest para estudar na academia local. Estuda piano e composição. Seu professor de composição foi Hans Köchler, amigo de Brahms, que depois de um ano de aulas, durante as férias, viaja para passar o verão na companhia de seu amigo, mostrando o material do quinteto escrito pelo jovem Ernst.
Brahms diz o seguinte: ”eu mesmo não teria feito melhor”, e o resultado dessa conversa é a organização de um concerto em Viena, em 1895. Vale dizer que o seu trabalho como compositor e especialmente como um compositor húngaro foi um estímulo importante para dois jovens que seguiram essa inspiração e Béla Bartók e Zoltán Kodály.
O Prazer da Música
Sexta às 11h da noite e sábado às 11h da manhã.
Apresentação: Marcelo Jaffé
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar
Montagem e sonoplastia: Roberto Rocha dos Santos
REDES SOCIAIS