Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:



Mikalojus Konstantin Ciurlionis nasceu na Lituânia em 1875. Viveu pouco. Morreu em 1911, aos 36 anos. Foi um excelente pintor e também ótimo compositor. Estudou no conservatório de Varsóvia entre 1894 e 1899: Chamava Bach de “sólida fundação do edifício da música contemporânea”; “sem Bach, ninguém pode tornar-se bom músico”. E também declarou-se “completamente imerso no contraponto”.


Entre 1898 e 1902 compôs 24 obras musicais - prelúdios e fugas, claro -- emulando o contraponto bachiano. Dois anos depois, começou a estudar desenho em Varsóvia. Em 1906 foi a Praga, Dresden, Munique e Viena, onde apaixonou-se pelos pintores simbolistas como Arnold Böcklin e Franz von Stuck. Pintou vários ciclos de obras em torno da música. Quis unir suas duas competências absorvendo na pintura a música de Bach que tanto amava. Tentou encontrar equivalentes visuais para as formas musicais. Há ciclos de pinturas que levam o título “sonata”.

Estes ciclos têm em geral quatro telas relacionadas, e títulos como andante, ou Allegro. Foi o principal compositor lituano na virada do século 20 e ao mesmo tempo um artista plástico internacionalmente admirado. Suas peças para piano respiram uma atmosfera romântica, influenciada ao mesmo tempo pelas paisagens e o folclore lituano mas também – e sempre - por Bach.