Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:
O compositor norueguês Edvard Grieg escreveu cerca de 150 canções sobre poemas noruegueses, dinamarqueses e alemães, porém, são praticamente desconhecidas. Por isso, é importante o gesto de dois dos maiores artistas noruegueses da atualidade de dedicar um álbum inteiro a uma amostragem destas belas canções injustamente esquecidas.
De um lado, a soprano Lise Davidsen, 35 anos, que vem fazendo uma carreira brilhante depois de ter vencido os concursos Operalia de Placido Domingo e Rainha Sofia, em 2015. Ao que tudo indica, deve repetir o sucesso de Kirsten Flagstadt, igualmente norueguesa, no repertório wagneriano.
De outro, um dos mais celebrados pianistas da atualidade, Leif Ove Andsnes, 51 anos, e há mais de duas décadas um dos grandes no instrumento.
Se Andsnes já é artista de enorme prestígio, Lise só agora lança seu primeiro álbum intimista, dedicado a canções, oferecendo uma delicadezae refinamento surpreendentes .O duo começa já com a obra-prima de Grieg no gênero, o ciclo de oito canções “Haugtussa sang”, ou a canção de Haugtussa, seu opus 67, e o clímax de um itinerário de canções escritas entre 1895 e 1898 sobre poemas de Arne Garborg.
REDES SOCIAIS