Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:
No programa dessa semana, vamos ouvir quase inteiro o álbum mais recente lançado pelo pianista turco Fazil Say, em duo com o violinista alemão Friedemann Eichhorn. Say está com 53 anos e Eichhorn com 52 – portanto, ambos naquele momento da carreira em que estão na plenitude como intérpretes – tecnicamente brilhantes e musicalmente excepcionais.
Algumas palavrinhas sobre Fazil Say. Ele mantém intacta a característica que o destaca em todos os seus projetos artísticos: a liberdade que todo intérprete deveria ter e exercer em sua plenitude. Opositor ferrenho do regime autoritário de, Recep Tayyip Erdoğan, no poder desde 2003, Say chegou a levar seu piano para a praça num protesto gigantesco da população contra o governo anos atrás.
Foi processado, chegou a ser sentenciado a 12 meses de prisão em 2012, finalmente não cumpridos. Ele não mora mais em seu país. Logo Fazil, que tem a Turquia em sua música, em tudo que faz.
Duas de suas características: de um lado, tem uma obra consistente e variada, em boa medida com viés politicamente engajado. Ele assina sinfonias, música de câmara e peças para piano. A segunda característica é seu talento para improvisar. Adora improvisar. Ouça como ele improvisa num extra de um recital em Paris, em 2019.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva
REDES SOCIAIS