O que há de novo

Johann Pachelbel - Fugas para o Magnificat


04/10/2023 23h00

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra: 


No programa desta semana, você vai se surpreender ao saber que Pachelbel compôs muita coisa além do famoso, célebre Cânone tão tocado nas mais variadas instrumentações. Você até vai ouvi-lo neste programa, mas devidamente encaixado numa série de peças intituladas Fugas para o Magnificat que um grupo de música antiga canadense grava pela primeira vez em versão para quatro violoncelos, arquialaúde e órgão.

Mas há uma pergunta que não quer calar: por que violoncelistas se interessariam em Pachebel? Ele não compôs nada para violoncelo solo. Claro que ele o incluiu em suas obras para tocar o baixo contínuo nas obras vocais e camerísticas

Nascido em Nuremberg em 1653, Pachelbel iniciou uma carreira como organista e compositor que o levou a Viena, Eisenach e Erfurt. Em Erfurt. tornou-se amigo de Johann Ambrosius Bach e ensinou Johann Christoph Bach, pai e irmão mais velho de Johann Sebastian Bach.

Em 1695, Nuremberg lhe ofereceu o cargo de organista na Igreja de Saint-Sébald, onde permaneceu até a sua morte em 1706. Foi neste período que compôs ou publicou a maior parte das obras deste álbum: as fugas para órgão no Magnificat, a Partita No. 5 na coletânea “Delícias Musicais” e uma coleção de seis suítes originalmente escritas para dois violinos e baixo contínuo.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças