O que há de novo

Martinu - música para violino e piano


25/10/2023 23h00

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra: 


No programa desta semana, você vai conhecer uma obra rara do compositor checo Bohuslav Martinu: seu concerto para violino e piano, composto no final de sua vida e, 1953, seis anos antes de sua morte, em 1959 – mesmo ano, aliás, da morte de Villa-Lobos. Eles foram amigos durante as duas temporadas em que o Villa-Lobos morou e atuou em Paris, na década de 1920.

Martinu era violinista, portanto conhecia bem o instrumento e suas possibilidades técnicas. O concerto para violino, piano e orquestra foi composto em seu período norte-americano, país para o qual emigrou em 1941 quando Paris já estava ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra mundial.

Martinu foi apadrinhado de Sergei Koussevitzkyi, o maestro russo que comandou por décadas a sinfônica de Boston e  transformou-a na melhor orquestra norte-americana da primeira metade do século 20. Koussevitzky encomendou-lhe cinco sinfonias. O concerto que você vai ouvir agora foi uma encomenda de Benno e Sylvia Rabinof, que o estrearam em maio de 1954, quando o compositor já havia retornado à Europa.

Costuma-se valorizar bastante seu período europeu, quando morou em Paris entre os anos 20 e o início da década de1940. Por isso, este concerto é raramente tocado, e menos ainda gravado.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças