Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Bohuslav Martinu

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra: 


No programa desta semana, você vai conhecer uma obra rara do compositor checo Bohuslav Martinu: seu concerto para violino e piano, composto no final de sua vida e, 1953, seis anos antes de sua morte, em 1959 – mesmo ano, aliás, da morte de Villa-Lobos. Eles foram amigos durante as duas temporadas em que o Villa-Lobos morou e atuou em Paris, na década de 1920.

Martinu era violinista, portanto conhecia bem o instrumento e suas possibilidades técnicas. O concerto para violino, piano e orquestra foi composto em seu período norte-americano, país para o qual emigrou em 1941 quando Paris já estava ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra mundial.

Martinu foi apadrinhado de Sergei Koussevitzkyi, o maestro russo que comandou por décadas a sinfônica de Boston e  transformou-a na melhor orquestra norte-americana da primeira metade do século 20. Koussevitzky encomendou-lhe cinco sinfonias. O concerto que você vai ouvir agora foi uma encomenda de Benno e Sylvia Rabinof, que o estrearam em maio de 1954, quando o compositor já havia retornado à Europa.

Costuma-se valorizar bastante seu período europeu, quando morou em Paris entre os anos 20 e o início da década de1940. Por isso, este concerto é raramente tocado, e menos ainda gravado.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva