Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:
No programa desta semana, você vai conhecer uma obra rara do compositor checo Bohuslav Martinu: seu concerto para violino e piano, composto no final de sua vida e, 1953, seis anos antes de sua morte, em 1959 – mesmo ano, aliás, da morte de Villa-Lobos. Eles foram amigos durante as duas temporadas em que o Villa-Lobos morou e atuou em Paris, na década de 1920.
Martinu era violinista, portanto conhecia bem o instrumento e suas possibilidades técnicas. O concerto para violino, piano e orquestra foi composto em seu período norte-americano, país para o qual emigrou em 1941 quando Paris já estava ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra mundial.
Martinu foi apadrinhado de Sergei Koussevitzkyi, o maestro russo que comandou por décadas a sinfônica de Boston e transformou-a na melhor orquestra norte-americana da primeira metade do século 20. Koussevitzky encomendou-lhe cinco sinfonias. O concerto que você vai ouvir agora foi uma encomenda de Benno e Sylvia Rabinof, que o estrearam em maio de 1954, quando o compositor já havia retornado à Europa.
Costuma-se valorizar bastante seu período europeu, quando morou em Paris entre os anos 20 e o início da década de1940. Por isso, este concerto é raramente tocado, e menos ainda gravado.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva
REDES SOCIAIS