Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Charles Martin Loeffler

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:


No programa desta semana, vamos conhecer outras obras de Charles Martin Loeffler raramente tocadas. Ele nasceu em 1861 na região francesa da Alsácia-Lorena, mas foi criado numa região que hoje pertencente à Ucrânia, após 20 anos emigrou para os Estados Unidos.

Violinista de formação, assumiu como concertino em 1882, na então recém-fundada Orquestra Sinfônica de Boston, em 1903 Loeffler dedicou-se apenas à composição. Seu forte vínculo com a orquestra de Boston tornou natural que suas obras sinfônicas fossem estreadas por esta sinfônica, entre elas, “Um Poema Pagão”, para piano e orquestra, de 1906, o “Concerto Fantástico para violoncelo e orquestra” e o poema sinfônico “Memórias da minha infância”, de 1924,que levou o subtítulo de “vida numa aldeia russa”. Loeffler Morreu nos Estados Unidos em 1935.

Hoje apresentaremos seu concerto para violino que ele chamou de “Divertimento em três partes para violino solo e grande orquestra”, cuja composição é de 1895, quando ele tocava na Sinfônica de Boston. Estreou em Berlim em 1905, com Karel Halir, e o regente foi Richard Strauss.


O Que Há de Novo
Quarta-feira às 11h da noite e sábado às 06h da tarde.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar
Montagem e sonoplastia: Roberto Rocha