Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Imagem: Acervo Pessoal
Imagem: Acervo Pessoal Daiara Hori Tukano




Nesta segunda-feira, 19 de abril, acontece o “Dia da Resistência Indígena” — uma data que tem como intuito combater o racismo e o genocídio contra indígenas. Para falar sobre o assunto, o programa Oito em Ponto convidou Daiara Hori Tukano, coordenadora da Rádio Yandê, a primeira web-rádio indígena do Brasil.

A militante indígena explicou o porquê de não ser correto o uso do termo “índio”. “A palavra ‘índio’ foi trazida junto com todo o processo de colonização, representa muito do racismo e violência cometido contra nós”, afirma. Além disso, a palavra “índio” também não representa a pluralidade de todas as etnias indígenas.

Este dia é de extrema importância para dar visibilidade à luta e resistência indígena, principalmente em um país como o Brasil, que é o que mais mata indígenas e que possui um governo com discurso anti-indígena, segundo Tukano.

“É uma necessidade cidadã se informar a respeito [sobre a luta indígena], entender que os povos indígenas são contemporâneos, estão em todos os lugares e nós merecemos respeito”, diz.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiária sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP