O debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição que prevê o voto impresso junto com a urna eletrônica avança na Câmara dos Deputados. Segundo levantamento do Estadão, a proposta impulsionada pelo presidente Jair Bolsonaro deve ser aprovada na comissão, com aval não apenas de governistas.
De autoria da deputada Bia Kicis, a mudança não substituiria a urna eletrônica por completo, mas, segundo a deputada, seria uma forma de auditar votos e evitar fraudes.
Para esclarecer sobre esse tema, no âmbito do direito eleitoral, eu converso agora com o professor e advogado Acácio Miranda, especialista em direito constitucional e eleitoral.
“Seria um sistema híbrido, [...] a proposta da PEC pretende fazer a manutenção do voto eletrônico, e a urna imprimiria o seu voto, que seria depositado em uma urna eletrônica”, explica.
O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
*Estagiária sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP
REDES SOCIAIS