Ouça a entrevista completa:
No programa "8 em Ponto" desta segunda-feira (07), Sergei Cobra entrevistou a médica oncologista do Centro de Oncologia CEON+, Suelen Martins, Pós-Graduada pela Harvard Medical School em Pesquisa Clínica, sobre o Novembro Azul, o mês mundial de combate ao câncer de próstata.
A especialista comentou o aumentou em 5% do número de casos diagnosticados precocemente entre homens de 20 a 49 anos, reflexo por estarem fazendo mais exames específicos do que antes - como o PSA e o toque retal -, porém, a doutora Suelen alertou que esses mesmos números chamam a atenção para os fatores de risco muito comuns que contribuem para o aparecimento da doença: “ O estilo de vida como a piora da alimentação, sedentarismo, tabagismo, influenciam, além da hereditariedade”.
Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde revelam que, de 2019 a 2021, foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor e, no ano passado, mais de 16 mil homens morreram em consequência da doença, uma média de 44 mortes por dia. Para este ano, de acordo com o Inca - Instituto Nacional de Câncer, são esperados cerca de 65 mil novos casos.
A Organização Mundial da Saúde – OMS recomenda que os homens façam exames de próstata periodicamente a partir dos 40 anos e, entre sintomas de alerta para o câncer, estão a vontade de urinar frequentemente à noite e a presença de sangue na urina.
O programa "8 em Ponto", com apresentação Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida. Também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e pelo aplicativo Cultura Digital. De segunda a sexta-feira, às 8h.
REDES SOCIAIS