Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Ouça completo!


O quarto e último programa da série começa em janeiro de 1985 com o Rock in Rio. Destaque para os shows do Barão Vermelho e do Paralamas do Sucesso.

Em 1986, o RPM lança o Rádio Pirata ao vivo, o primeiro disco ao vivo de rock a sair em CD: recorde absoluto de vendas. Marco Mazzola, produtor do disco, contou como foi a gravação desse show que ele considera um marco a história da música brasileira.

Em 1988, a cantora e compositora Marisa Monte estreia na televisão e em disco. O primeiro disco, com áudio tirado de shows que foram gravados em vídeo, virou o especial de fim de ano da finada TV Manchete. É desse álbum o primeiro sucesso de Marisa: “Bem que se quis”. Nelson Motta, produtor do disco e autor deste hit, falou sobre o início da carreira de Marisa Monte.

Tim Maia ao vivo, produzido e dirigido pelo próprio Tim Maia, foi lançado em 1992 e fez um grande sucesso. Na época, Nelson Motta era diretor artístico da Warner Music, gravadora que lançou o disco. Em entrevista exclusiva para a série, depois do disco lançado, Tim Maia deu uma entrevista dizendo que foi roubado pela gravadora.

O primeiro disco do show O grande encontro saiu em 1996. No palco e no CD, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, que contou como um show no Rio de Janeiro deu origem ao projeto exitoso.

Uma característica da década de 1990 são os CDs acústicos. O primeiro da série desplugada produzida pela emissora MTV foi o do Barão Vermelho, em 1991. Palco, música e registro destaca o álbum Titãs Acústico MTV, lançado em 1997.

Em 2000, Dominguinhos lançou o CD Dominguinhos ao vivo, gravado no teatro do Sesc Pompeia. Em depoimento a série, Dominguinhos falou sobre os ajustes em estúdio para a produção de um álbum que eterniza um show.

Depois dos anos 2000, ao menos duas questões merecem atenção: como a nova indústria fonográfica lida com a diminuição da venda de discos, e qual é o impacto dessa queda nos álbuns ao vivo. O produtor Manoel Barenbein discorreu sobre esses temas.