O incêndio que atingiu o Parque Estadual Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo, na noite do último sábado (27) foi criminoso. A informação foi divulgada nesta terça-feira (30) pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
De acordo com o boletim de ocorrência de Incêndio Florestal, o foco teve início por volta das 20h e aponta como causa provável a queda de um balão. Moradores da região relataram ter visto um balão passando pela área que acabaria atingida pelo fogo.
Leia mais: Brasil ultrapassa marca de 2 mil mortes por dengue em 2024
Segundo a pasta, mais de três hectares do parque foram atingidos, tamanho equivalente a pouco mais de quatro campos de futebol.
Pelo menos 30 pessoas da equipe da Fundação Florestal, do Corpo de Bombeiros, Brigada do Parque Municipal do Anhanguera e da Brigada Indígena do Jaraguá trabalharam no combate ao incêndio que se arrastou até às 4h de domingo (28).
A queda de balão, o uso irregular do fogo em atividades agropecuárias e o vandalismo estão entre os motivos que causam incêndios florestais em São Paulo, segundo dados do Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas.
Em 2023, mais de 90% das 158 ocorrências tiveram como causa ações humanas que poderiam ter sido evitadas. Em 2024, das sete ocorrências registradas até o momento, a maior parte também está relacionada ao uso irregular do fogo.
A soltura de balões é crime e prevê pena de um a três anos de detenção e pagamento de multas. As denúncias podem ser feitas via aplicativo Denúncia Ambiente disponível para Android e IOS, pelo site ou diretamente à Polícia Militar Ambiental pelo telefone 190. Para comunicar a ocorrência de incêndios, entre em contato com o Corpo de Bombeiros, via telefone 193.
Leia também: Câmara de SP fará votação final sobre privatização da Sabesp na quinta-feira (2)
REDES SOCIAIS