Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

João Maurício Galindo

Nesta edição, o maestro João Maurício Galindo respondeu às perguntas dos ouvintes. Ele explicou quem foram os mestres de Rachmaninoff e se o compositor russo teve a oportunidade de estudar com grandes nomes da música.

O maestro também falou sobre a execução das cantatas de Bach nos dias de hoje, esclarecendo se elas eram apresentadas da mesma forma nas igrejas luteranas do século XVIII e abordou a complexidade dessas obras, que são longas e exigem uma técnica apurada de coro e cantores, muitas vezes não profissionais

.Além disso, Galindo refletiu sobre a afirmação do maestro Cláudio Abbado de que Carlos Kleiber foi o maior maestro do século passado, analisando a importância de Kleiber na história da música. 

O maestro também compartilhou sua opinião sobre o uso do vibrato na música sacra, especialmente no contexto de uma orquestra evangélica, onde recentemente foi estabelecido que apenas os instrumentos de cordas podem usá-lo. E, por fim, Galindo explicou o que são os gêneros musicais "arabesque" e "pavane" (ou "padedê"), e se há algo em comum entre esses estilos.


Confira as respostas completas no resumo do Pergunte ao Maestro desta semana.