Há 30 anos, em 08 de dezembro de 1994, o Brasil perdia seu maior compositor popular do século XX, Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. Em sua homenagem, a Rádio Cultura Brasil preparou uma programação especial, com muitas atrações dedicadas ao nosso maestro soberano, notadamente nos dias 07 e 08 deste mês.
Sábado, 07 de dezembro, destacamos duas atrações. Às 08h00, Solano Ribeiro e a nova música do Brasil faz retrospecto de gravações de obras de Tom Jobim pelas novas gerações. Em destaque as vozes femininas e um registro de Ana Luiza Jobim, que compôs e gravou com Adriana Calcanhotto “Papais”. No mesmo dia, às 17h00, Discoteca, com Teca Lima, apresenta clássicos do compositor por grandes intérpretes da nossa música.
Domingo, 08 de dezembro, as atrações são muitas. Às 10h00, edição especial do Programa do Estudante com o documentário Tom de muitos Rios, de Sandra Vasconcelos e Thomas Aguiar. A história de Tom Jobim tendo como pontos da narrativa locais importantes da cidade relacionados com o compositor, como Rua Nascimento Silva, Ipanema, o antigo bar Veloso, Casa Villarino, Theatro Municipal, Canecão e Jardim Botânico. No programa, documentos de arquivo, entrevistas com populares, depoimentos exclusivos de Roberto Menescal, Toquinho, Helô Pinheiro e Nelson Motta. Ainda, as atrações no Rio de Janeiro que marcam os 30 anos do desaparecimento do maestro soberano.
Às 11h00, Brazil Jazz Sinfônica, apresentado por Cris Maksud, traz seleção de obras de Jobim em arranjos especiais para a orquestra, com participação do maestro e seu diretor artístico Guga Petri.
A partir do meio-dia, o Chat MPB, os estudantes de jornalismo do Mackenzie ouvem o público jovem a apresentam novas versões de obras de Tom Jobim.
O Estúdio 77, produzido e apresentado por Alexandre Ingrevallo a partir das 15h00, traz trechos de entrevistas de Tom Jobim do acervo da Rádio Cultura Brasil.
Às 18h00, Reserva Musical, com Gilson Monteiro, conta com depoimentos e pedidos musicais de Zélia Duncan, Curumin, Ná Ozzetti, Céu, Mayana Neiva, Alice Caymmi e Luiz Tatit.
Fechando a programação do dia, às 21h00, Jobim in Berlin - Forever Green, concerto gravado ao vivo no espaço UfaFabrik, no dia primeiro de dezembro. Repertório com seleção de 14 músicas compostas por Tom Jobim, inspiradas no meio ambiente. Inclui Forever Green, parceria com o filho, Paulo Jobim, para a Conferência Rio 92, e que não chegou a ser gravada em português. A interpretação será de coral e orquestra, sob regência de Andréa Botelho, que assina o projeto, concepção e direção musical do espetáculo.
Para homenagear Tom Jobim, a Cultura FM apresenta alguns programas inteiramente dedicados ao compositor.
No sábado, dia 7, às 10h, João Carlos Martins traz o Jobim Sinfônico, com obras gravadas pela Osesp, sob a regência de Roberto Minczuk. No repertório obras como, “Brasília, Sinfonia da Alvorada”, “Gabriela”, “Bangzália” e Se “Todos fossem iguais a você”, na voz de Milton Nascimento.
No domingo, dia 8, o Cultura Jazz, à 00h, apresenta um especial com grandes nomes do gênero interpretando suas composições. Na primeira hora do programa estão clássicos do maestro soberano na voz de diferentes gerações de cantores de jazz como: Frank Sinatra, Diana Krall, Tony Bennett, Dianne Reeves e Sarah Vaughan. Na segunda hora, o destaque fica por conta de versões instrumentais interpretadas por nomes como: Chet Baker, Stan Getz, Dexter Gordon e Herbie Hancock. No repertório, sucessos como: “Água de Beber”, “Insensatez”, “Corcovado” e “Desafinado”.
O programa Toque de Cordas, também no domingo, às 8h, celebra seu legado com uma seleção de grandes violonistas interpretando arranjos instrumentais de sua obra. Há tanto gravações recentes, como “Amparo” pelo Duo Siqueira Lima e “Estrada do Sol” com Yamandu Costa e Dominguinhos, quanto às memoráveis interpretações de Raphael Rabello, Arthur Nestrovski, Carlos Barbosa Lima, Quaternaglia, Duo Assad e Baden Powell, que encerra o programa com a indispensável “Garota de Ipanema”.
Para encerrar as homenagens, ainda no domingo, dia 8, o programa Brasilis, às 23h, traz “Tom Jobim por ele mesmo”. Ao longo de sua carreira, Jobim lançou inúmeros discos, que alternam canções com temas instrumentais ou ainda, canções em versões instrumentais. O programa deste domingo reúne estas composições começando pelo primeiro disco gravado nos Estados Unidos, “The Composer plays”, no qual foram registrados grandes sucessos da Bossa Nova, com o compositor ao piano e violão e orquestra sob a regência de Claus Ogerman, até o último álbum lançado em 1994, “Antonio Brasileiro”, que traz por exemplo, a música-homenagem, “Radamés y Pelé”.
REDES SOCIAIS