Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Nadja Kouchi
Foto: Nadja Kouchi Orquestras Brasil Jazz Sinfônica

Ouça o programa completo: 


A Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, hoje sob gestão da Fundação Padre Anchieta, foi criada em 1989 com o objetivo de manter viva a tradição das orquestras de rádio e TV. Sua formação única, reúne os grupos instrumentais que compõem uma orquestra sinfônica aos que integram uma Big Band de jazz.

A ideia ganhou forma nas mãos de Arrigo Barnabé e Eduardo Gudin, autores da proposta de criação da Jazz Sinfônica. Com o aval de Fernando Morais, então secretário de Estado da cultura, em 89, nascia oficialmente a orquestra em São Paulo. Os primeiros maestros da Jazz Sinfônica foram Cyro Pereira, Luís Arruda Paes, Amilson Godoy e Nelson Ayres. Também colaboraram Edmundo Villani Côrtes, Chiquinho de Moraes, Portinho e Severino Filho. Em seguida, vieram os chefes de naipe – artistas de reconhecida excelência, expoentes em suas áreas de atuação, tanto do universo popular, quanto do erudito. Foram eles que realizaram os testes dos músicos que viriam a compor a Jazz.

Neste programa, dedicado às composições de João Donato e seus parceiros, traz clássicos como “Bananeira”, “Até quem sabe” e “A Rã”, com a orquestra sob a direção do maestro Guga Petri e as participações de Dora Morelenbaum, Donatinho e Paula Morelembaum.