Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Capas dos discos
Capas dos discos Capas dos discos

Ouça o programa completo:


O grupo Voluntários da Pátria foi pioneiro na cena underground que emergiu em São Paulo nos anos 1980 mesclando punk, pós-punk e new wave numa estética local própria e muito diferente do que se ouvia no rádio, com a trama das guitarras de Miguel Barella e Giuseppe ‘Frippi’ Lenti, o baixo frontal de Ricardo Gaspa, o vocal impressionista de Nasi e a bateria tribal de Thomas Pappon. Depois de 40 anos, com gravações à distância, lançaram dois singles “Ainda estamos juntos” e “O Voluntário”.

Na onda dos Voluntários, relembramos The Gilbertos, ou simplesmente Thomas Pappon, já que é uma banda de uma pessoa só. Thomas assina as composições, canta, toca guitarra, teclados, bateria e realiza as programações. Conta com participação de Samuel Xavier Pappon (baixo) e de mais três bateristas: Lauro Lellis, James McGuiness e Callum Stephens. No repertório, “Todas essas pessoas”, “Das cinzas de um vulcão” e “Na casa da Candinha”.

A palavra Ubuntu, de origem Zulu, tem vários significados e revela o universo musical do álbum da cantora Leila Maria que reúne artistas brasileiros, africanos e afrodescendentes. A proposta, como afirma o produtor Guilherme Kastrup: “é um álbum de sonoridade africana que faz referência à Diáspora Negra, como uma forma de falar, através da música, sobre a origem e as raízes tanto de Leila quanto de Djavan”. “Oceano”, “Soweto / Tobina” e “Seca” foram as faixas escolhidas por Solano Ribeiro.

No início da pandemia quatro artistas se reuniram para fazer música e dessa inciativa nasceu o quarteto carioca Bala Desejo, formado por Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra. O grupo aparece com o álbum “Sim sim sim”, estruturado como se fosse um antigo LP, com faixa divididas nos lados A e B. O trabalho apresenta composições coletivas, entre elas “Baile de máscaras”, “Clama floresta” e “Passarinha”.

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Sábado, 16 de julho de 2022, às 8 horas.
Reapresentação: segunda-feira, 18 de julho de 2022, às 17 horas.
Cultura FM – Domingo, 17 de julho de 2022, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber